COORDENAÇÃO DE PESQUISA

APRESENTAÇÃO


A pesquisa científica que vem se consolidando a partir da década de 70 com o alvorecer da Pós-Graduação no Brasil, tem contribuído para a interdisciplinaridade no processo de produzir conhecimento científico e na diversidade de leituras dos fenômenos sociais. Impõe uma atitude inquieta, reflexiva e crítica diante do mundo que pode ser transformado através do pensar e do agir humanos.

Associar a docência à atividades de pesquisa representa acelerar o ritmo da ciência e legitimar a academia como espaço de produção do saber. "Daí a necessidade de que esta seja contextualizada como um processo em construção, cuja realização depende de uma série de situações complexas" (PAOLI, 1992, P.51).

Nos últimos 10 anos a UEFS vem se dando conta dessa dimensão do ser universidade, até por pressão do próprio contexto educacional brasileiro que tem ameaçado suprimir a denominação de universidade, daquelas que não conseguirem evoluir no sentido da qualificação de seu quadro docente e não apresentarem proposições no nível de pós-graduação.

O Departamento de Saúde da UEFS em sua atual gestão, desde o momento de definição da sua plataforma de trabalho, demonstrou a preocupação em definir uma política de pesquisa para o mesmo que implicava, inicialmente, em um ordenamento, sistematização e reconhecimento das iniciativas de investigação que já se esboçavam.

Criar uma mentalidade de pesquisa é a grande bandeira dos docentes do Departamento de Saúde que já delinea atitude de pesquisar dentro do universo acadêmico.

 

A CRIAÇÃO DO ESPAÇO

A Coordenação de Pesquisa do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana foi nomeada em 21 de fevereiro do corrente ano, a partir da Portaria número 0001/2000 para atuar no biênio 2000-2001.

Entendendo a pesquisa como a mola propulsora do desenvolvimento científico que alavanca as mudanças sociais e dada a sua complexa dimensão, julgamos necessário agrupar alguns professores-pesquisadores a fim de pensarem estratégias para o despertamento da consciência de pesquisa entre os professores que compõem o Departamento.

 

OBJETIVOS DA COMISSÃO DE PESQUISA

01.  Instituir a cultura da pesquisa como fator indispensável à  produção de conhecimento científico e a consolidação da   Pós-Graduação no Departamento de Saúde.

•  Dar visibilidade aos produtos de pesquisa realizadas no Departamento, socializando o saber produzido, tendo como público alvo, docentes e discentes dos cursos de graduação e discentes de outros cursos da UEFS e de outras instituições que se inserirem em propostas de pesquisa do Departamento de Saúde.


 

 
Av. Universitária, s/n Km 03 da BR 116 -- VI Módulo -- Campus Universitário
CEP: 44031-460 -- Feira de Santana/BA
Tel.: 75 3224-8089 Fax: 75 3224-8088