NEPA

PROJETOS DE PESQUISA CONCLUÍDOS

PROJETO 1 - Universidade Comunidade Saúde (1998-2000).
Financiamento: CNPq

Sub-projeto - Prevalência de Partos e Condições de nascimento em Adolescentes e Adultas Jovens no município de Feira de Santana - Bahia - SINASC/1998.

Objetivo: Avaliar a prevalência de partos e nascidos vivos entre adolescentes, assim como características sociodemográficas com estas, antropometria e idade gestacional dos respectivos RN.

PROJETO 2- Adolescente Comunidade Saúde (1998-2000)
Financiamento: Fundação Kellogg

Sub-projeto 1 - Software multimídia na promoção de saúde bucal de adolescentes: "labokita show" informática na prevenção de saúde bucal entre adolescentes: elaboração de Software Educativo em saúde Bucal para crianças e adolescentes.

Objetivos: Utilizar um programa de Saúde Bucal através de um software educativo para ser aplicado nas escolas dos bairros periféricos de Belém-Pa e no município de Feira de Santana/BA.

 

PROJETO 3 - Adolescência e Saúde na Escola (2000-2003).
Financiamento: UEFS, Secretarias de Saúde de Teixeira de Freitas e de Cícero Dantas.

Sub-projeto 1 - Nível de Informação sobre adolescência, puberdade e sexualidade de alunos e professores. Feira de Santana, Bahia, BA.

Objetivo: Avaliar o nível de informação sobre adolescência, puberdade e sexualidade entre alunos e professores das Escolas Públicas de Feira de Santana-Bahia-Brasil, 2001.

Sub-projeto 2 - Iniciação Sexual (comportamento sexual) na Adolescência: Papel da família e Estratégias da Escola na Orientação Sexual de Adolescente de Cícero Dantas - Bahia, 2000-2001. (Pesquisa)

Objetivo: Descrever aspectos dos conflitos e vivência da sexualidade entre adolescentes, assim como, a abordagem da família e da escola nos aspectos relacionados à sexualidade.

Sub-projeto 3: Perfil Antropométrico, Consumo Alimentar e Estilo de Vida de Adolescentes das Escolas Públicas Municipais do município de Teixeira de Freitas - Bahia, 2001.

Objetivo: Avaliar o perfil antropométrico, consumo alimentar e alguns aspectos do estilo de vida entre adolescentes de 10 a 17 anos das escolas públicas municipais de Teixeira de Freitas - Bahia, em 2000.

 

PROJETO 4 - Saúde Integral e Prevenção de Riscos na Adolescência e Juventude.
Financiamento: CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa na Bahia - FAPESB. 

Sub-projeto 1 - Uso de álcool, fumo e substâncias psicoativas de adolescentes das escolas públicas do município de Feira de Santana-Bahia.(CNPq) e aspectos sócio-demográficos e do ambiente (Escola - família) de adolescentes e adultos jovens de Feira de Santana - Bahia.

Objetivo: Avaliar características do uso/abuso de álcool e fumo e SPAs e fatores associados entre adolescentes das escolas públicas municipais de Feira de Santana - Bahia. (CNPq)

Sub Projeto 2 - Tendência da Mortalidade por Causas Violentas entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos- Feira de Santana- Bahia, 1979-1999(FAPESB).

Objetivo: Avaliar o perfil da mortalidade por causas externas entre crianças e adolescência e possíveis fatores de risco associados em Feira de Santana, no período de 1979 a 1999.

Sub-projeto 3 - Acidentes de Trânsito envolvendo adolescentes no município de Feira de Santana -Bahia . 2001-2003. (CNPq)

Objetivo: descrever o perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito envolvendo adolescentes, na condição de condutores ou vítimas, em Feira de Santana, 2001, apontando as características dos acidentes e taxas de incidência e de mortalidade.

 

PROJETO 5 - Perfil Epidemiológico de mães adolescentes e adultas jovens, filhos e co-responsáveis, no município de Feira de Santana - Ba, (2001-2002).
Financiamento: UEFS e Fundação de Amparo à Pesquisa na Bahia - FAPESB.

 Sub-projeto 1 - Gravidez na Adolescência: Atitudes e responsabilidade paterna.

Objetivo: avaliar atitudes e responsabilidades dos homens, co-responsáveis pela gravidez de adolescentes.

Sub-projeto 2 - Maternidade na adolescência: aspectos sócio-demográficos e de saúde reprodutiva pré e pós gestacional. (UEFS)

Objetivo: Identificar aspectos sócio-demográficos e de saúde reprodutiva de mulheres que tiveram seu primeiro filho na adolescência ( 10 a 19 anos), e avaliar possíveis mudanças destes aspectos nos períodos pré e pós gestacional.

 Sub-projeto 3 - Aspectos clínicos, estado nutricional e resultado neonatal de gestantes adolescentes em Feira de Santana - Bahia. (UEFS)

Objetivo: Comparar aspectos clínicos e nutricionais com resultado neonatal de gestantes adolescentes e adultas jovens acompanhadas no pré-natal e pós-parto.

 Sub-projeto 4 - Mortalidade neonatal em Feira de Santana - Bahia, 1979 - 2002: riscos e tendências. (FAPESB)

Objetivo: Avaliar a evolução temporal da mortalidade infantil e seus componentes neonatal e pós-neonatal em Feira de Santana de 1979-2002

 
Av. Universitária, s/n Km 03 da BR 116 -- VI Módulo -- Campus Universitário
CEP: 44031-460 -- Feira de Santana/BA
Tel.: 75 3224-8089 Fax: 75 3224-8088