NEPA

PROJETOS EM ANDAMENTO

PROJETO 1-Violência contra crianças e adolescentes: a realidade o enfrentamento e a prevenção.
Financiamento: Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério da Educação e Cultura (MEC), CAPES e Fundação de Amparo à Pesquisa na Bahia - FAPESB. 

Sub Projeto 1 - Violência contra crianças e adolescentes em Feira de Santana: Registro de casos e o perfil de vitimas, famílias e agressores na rede de atendimento e denuncias, Feira de Santana- Bahia, 2003-2005 (MEC e FAPESB)

Objetivo - Analisar as características das diferentes tipos de violência contra crianças e adolescentes, perfil das vítimas, família, agressores e fatores associados a partir dos registros de dados e informações das Instancias e instituições de denuncia e atendimento de Feira de Santana - Bahia Brasil

Sub Projeto 2 - Perfil da violência sexual contra crianças e adolescentes (vítimas, famílias e agressores) na rede de denuncia e atendimento em Feira de Santana, 2003-2005. (CAPES, IRDS-UQAM/Montreal/Canadá).

Objetivo - Descrever o perfil da violência sexual contra crianças e adolescentes a partis dos registros de dados e informações das Instancias e Instituições de denuncia e atendimento em Feira de Santana, Bahia Brasil (OIT, FAPESB)

Sub Projeto 3- Violência sexual contra crianças e adolescentes. O papel das Instancias de denuncia e atendimento e da rede de envolvimento Feira de Santana, Bahia. (OIT, MEC)

Objetivo - Analisar o perfil das Instancias e Instituições de denuncia e atendimento, assim como a dinâmica da rede de apoio contra a violência sexual de crianças e adolescente de Feira da Santana, Bahia.

Sub Projeto 4- Rede social de apoio ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes em Feira de Santana, Bahia. (OIT)

Objetivo - Caracterizar o conhecimento e a compreensão de informantes chaves de grupos sociais alvos quanto aos fatores determinantes; as políticas e os programas de intervenção, assim como as sugestões quanto as formas de intervenção necessárias no enfrentamento da violência sexual em Feira de Santana - Ba.

Sub Projeto 5- A universidade integrando a comunidade: Implementação do Programa de ações integradas e referenciais de enfrentamento á violência sexual contra crianças e adolescentes em Feira de Santana-Bahia.(OIT,MEC)

Objetivo - Implementar e fortalecer a rede de Instituições e Instancias de denuncia e atendimento á crianças e adolescentes, vitimas de violência sexual, integrando o plano de ações propostas pelo do programa de ações integradas e referenciais de enfrentamento á violência sexual contra crianças e adolescentes - PAIR, através do "Pacto de Feira de Santana-Bahia" acordado entre a sociedade civil, governo federal e municipal.

Sub Projeto 6 - O papel da escola, na compreensão de professores e alunos quanto os aspectos que envolvem o desenvolvimento psicossocial, sexualidade e violência sexual contra crianças e adolescentes. (CAPES, IRDS-UQAM/Montreal/Canadá).

Objetivo - Analisar o papel da escola segundo a compreensão e a vivência de professores e alunos, nos aspectos que envolvem as diferentes formas de violência sexual contra crianças e adolescentes, na rede de escolas publicas dos municípios de Feira de Santana - Bahia/Brasil e Montreal - Quebéc/Canadá.

PROJETO 2 - Saúde Reprodutiva e Materno infantil na adolescência juventude: Gravidez, maternidade, paternidade, nascimentos e mortalidade infantil em Feira de Santana, Bahia.
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa na Bahia - FAPESB

Sub Projeto 1 - Evolução da Mortalidade Infantil e seus componentes Neonatal e Pós Neonatal em Feira de Santana -Ba, 1979-2002.

Objetivo - Descrever a evolução da mortalidade infantil e seus componentes neonatal e pós-neonatal, no período 1979- 2002, a partir das informações do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimadas para menores de um ano.

Sub Projeto 2 - Perfil da mortalidade neonatal e a vinculação dos diferentes Sistemas de Informação em Feira de Santana-Bahia, 2002.

Objetivo - Descrever o perfil da mortalidade neonatal a partir das informações do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e vinculação com outras fontes de dados e dados populacionais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimadas para menores de um ano, em 2002, Feira de Santana, Bahia.

Sub Projeto 3 - Maternidade na adolescência e resultado neonatal: associação entre variáveis maternas e do recém-nascido em Feira de Santana, 2005/2006.

Objetivo - Avaliar as possíveis associações entre variáveis maternas (biológicas, clínicas, nutricionais, sócio-demográficas) e do recém-nascido (peso e idade gestacional) entre puérperas adolescentes e adultas jovens atendidas nas maternidades públicas de Feira de Santana, em um período de 12 meses (2005/2006).

Sub Projeto 4 - Evolução Temporal da Maternidade na Adolescência em Feira de Santana: 1994 - 2004.

Objetivo - Analisar a evolução temporal de indicadores de saúde materno-infantil na adolescência, nascidos vivos de adolescentes, assim como, as possíveis associações de variáveis maternas e dos recém-nascidos, a partir de dados do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) em Feira de Santana, no período 1994 a 2004.

Sub Projeto 5 - Paternidade na Adolescência: Perfil sócio-econômico, Sexualidade e Saúde Reprodutiva

Objetivo - Analisar o perfil sócio-econômico, comportamento sexual e práticas contraceptivas, formas de assunção da paternidade e as conseqüências nas suas trajetórias de vida a partir do nascimento da criança.

 

 
Av. Universitária, s/n Km 03 da BR 116 -- VI Módulo -- Campus Universitário
CEP: 44031-460 -- Feira de Santana/BA
Tel.: 75 3224-8089 Fax: 75 3224-8088