EDUCAÇÃO FÍSICA

 
Concepção Filosófica

 

O primeiro aspecto que faz referência à concepção filosófica que dá base à formação do Licenciado em Educação Física da UEFS trás em seu bojo a compreensão da Educação Física como uma área de intervenção historicamente construída que têm seu eixo epistemológico de estudo nos elementos da Cultura Corporal de Movimento.

Essa matriz teórica constitui-se como totalidade formada pela interação de distintas práticas sociais de da atividade social humana, tais como a dança, o jogo, a ginástica, a capoeira, as lutas e o esporte que, por sua vez, materializam-se através das práticas corporais. Como práticas sociais, refletem a atividade produtiva humana de buscar respostas às suas necessidades. Compete assim à Educação Física, dar tratamento pedagógico aos temas da cultura corporal, reconhecendo-os como dotados de significado e sentido, portanto construídos historicamente.

No universo da Cultura Corporal de Movimento, a Educação Física se configura como uma área do conhecimento que trata pedagogicamente, na escola ou em outros espaços educativos, de alguns dos temas ou formas dessa cultura, tendo, portanto, como objeto de estudo a expressão corporal como linguagem.


 
Av. Universitária, s/n Km 03 da BR 116 -- VI Módulo -- Campus Universitário
CEP: 44031-460 -- Feira de Santana/BA
Tel.: 75 3224-8089 Fax: 75 3224-8088