EDUCAÇÃO FÍSICA

 
Delineamento Geral e Componentes Curriculares

 

O Curso está estruturado em 8 (oito) semestres, com componentes curriculares no formato de disciplina, os quais são ofertados nos turnos matutino e vespertino. A carga horária total do curso é de 2230 horas, somadas às 400 horas de prática como componente curricular e às 400 horas de estágio, que ocorrem, respectivamente do primeiro ao quarto semestres e do quinto ao último semestre letivo. As atividades de estágio serão realizadas exclusivamente no interior da escola, cumprindo as exigências das Resoluções CNE 01 e 02 de 2002.

O curso possui uma estrutura curricular mínima para possibilitar a real aquisição dos seus objetivos pelos alunos, contendo disciplinas obrigatórias e optativas. Nessa perspectiva, as grandes áreas de conteúdo que, minimamente integram o currículo do curso de Graduação em Educação Física são as seguintes:

Biológicas e Biomédicas: Nesta área a partir de um ponto de vista mais básico, discute-se a formação do corpo humano e sua complexidade. Os objetivos fundamentais são: a revisão crítica da biologia humana, o aprofundamento em bioquímica e a contextualização destes conteúdos com a fisiologia e a anatomia, de forma a entender a biomecânica do movimento e do exercício. A partir desses estudos, será analisada a ação do exercício sobre o corpo humano entendido em sua totalidade e não em partes isoladas, onde o aluno poderá fazer inferências em Epidemiologia e Saúde Coletiva.

Esportes: Nesta área se pretende que o aluno tenha um contato sistemático com diferentes esportes, com suas regras e táticas, entendendo-o também como um fenômeno sócio-histórico que influencia e sofre interferência do meio. Os objetivos fundamentais dizem respeito aos aspectos metodológicos de ensino em relação as diferentes abordagens pedagógicas da Educação Física e ao entendimento do esporte como conhecimento e não como mera atividade prática.

Lazer: A compreensão do lazer passa, necessariamente pela compreensão do trabalho, não como a sua antítese, mas, sim, como relação de complementaridade. O lazer será entendido como um dos fenômenos essenciais da dimensão humana, como uma área de grande potencial humanizador quando compreendida nas suas dimensões de divertimento, descanso e desenvolvimento social e pessoal.

Atividade física e saúde: Aspectos da relação atividade física e saúde inserida na superação do entendimento dos elementos de causa e efeito será a tônica desta área. Na medida em que elementos técnicos e de compreensão do movimento humano serão ensinados, elementos que interferem neste mesmo movimentar-se humano devem ser explicitados, visando a contextualização e o levantamento de problemáticas significativas para a área.

História e fundamentos da Educação física: O curso apresenta e propicia aos alunos uma reflexão sobre a inserção cultural da evolução da Educação Física na história da humanidade. Isto não é objeto de uma disciplina isolada, pois o elemento histórico deve aparecer nas diferentes disciplinas, buscando os nexos do desenvolvimento do conhecimento da diferentes áreas aqui exposta. Na questão dos fundamentos, o objetivo é a discussão sobre o sentido e o significado em que a teoria dos desportos, atividade física e do jogo, por exemplo, pode servir como base e/ou estratégia de intervenção social.

Área pedagógica: Nesta área, há sub-áreas essenciais para a formação do licenciado em Educação Física dentro dos objetivos aqui delineados: metodologia, psicologia da educação, didática, estágio, etc.

Estágio: As disciplinas de estágio supervisionado atenderão às Resoluções CNE/CP 01/2002 e 02/2002 e ao Parecer CEE nº 163/2002, contemplando as fases de observação, co-participação e regência divididas, respectivamente, nos quatro estágios previstos no curso. No Estágio I, cumprem-se as fases de observação e co-participação na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio; no Estágio II, regência na Educação Infantil; no Estágio III regência no Ensino Fundamental; e no Estágio IV, regência no Ensino Médio.


 
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